quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cinquenta Tons de Christian

Sado ou baunilha, qual relacionamento você prefere?

Confesso que no início, enquanto o livro era um estouro, não tive muita curiosidade para lê-lo, com o tempo me interessei em saber por que esses livros se tornaram um fenômeno entre os leitores. Quanto às capas, adorei! Entendi o que cada figura significa durante as leituras: a gravata do primeiro; a máscara do segundo e as algemas do terceiro.

O que eu achei dos livros?

O primeiro, Cinquenta Tons de Cinza, foi um pouco meloso demais. Fomos apresentados ao casal romântico da trama, Christian e Anastacia. Eles se encontram quando Anastacia realiza uma entrevista com Christian para o jornal da faculdade que a amiga Kate escreve. Como Kate está doente, Anastacia vai substituí-la na entrevista.

Anastacia Steele, estudante, amiga, ingênua, trabalhadora, mora junto com Kate (sua melhor amiga). Foi criada a maior parte de sua vida por seu padrasto Ray.

Christian Grey, rico, lindo, conquistador, poderoso, dono de um império, porém com uma história complicada de vida em sua infância, inclusive sendo filho adotivo.

Anastacia e Christian se interessam um pelo outro, mas, pela diferença financeira entre ambos, Anastacia pensa ser impossível um relacionamento entre eles. Já Christian, acostumado a ter vários relacionamentos, e por ser um homem mais maduro, decide uma investida.

E, durante o primeiro livro, somos levados ao conhecimento do início do relacionamento entre eles. Para Anastacia, um amor de tirar o fôlego; para Christian, mais um relacionamento dominador. Conhecemos o tipo de relacionamento sadomasoquista que Christian (o "dominante") adota com suas parceiras, chamadas de "submissas", enquanto Anastacia queria apenas amar e ser amada.

Já no segundo livro, Cinquenta Tons Mais Escuros, nos mostra o desenvolvimento desse relacionamento e como e porque Christian gosta desse tipo de relacionamento (não posso entrar em detalhes!). E Anastacia, tão inocente, tão apaixonada, acredita que não pode dar o que Christian precisa no relacionamento. A história nos relata a transformação do, agora, casal, saindo de um relacionamento sadomasoquista para um relacionamento "baunilha", como eles mesmo o chamam. E, de um lado Leila, uma ex-sub e de outro Elena, melhor amiga de Christian. Ambas encontram-se entre o relacionamento deles e como elas podem influenciar nisso? Ver como Anastacia e Christian lidam com elas é emocionante.

Anastacia às vezes se torna insuportável. A falta de confiança em si e a imaturidade dela são um pouco irritantes. Mas o que descobrimos sobre a vida de Christian valem nesse livro. Christian também tem umas tiradas engraçadas junto com Anastacia. Como o Christian durão e dominador pode mudar tanto e se tornar um Christian mais leve, às vezes engraçado, às vezes brincalhão.

No terceiro, Cinquenta Tons de Liberdade, a história gira em torno de alguns acontecimentos marcantes, como por exemplo, a falha do Charlie Tango pode ter sido sabotagem? ou, o acidente nas empresas Grey, tem a ver com isso?, entre outros acidentes que não posso revelar para não estragar o suspense.

O emocionante é perceber o crescimento da maturidade do relacionamento entre eles. Como ambos lidam com isso. A mudança de Christian, que não quer mais um relacionamento dominante e sim, apenas ser amado e estar ao lado de Anastacia.

Entendemos, com o desenrolar da história porque Christian é tão protetor e amoroso, isso mesmo, amoroso, embora ele não perceba isso. E como Anastacia passa a controlar o relacionamento deles e a "dominar" Christian, pois ele acaba fazendo tudo que ela quer.

O último livro é agitado e nos revela o que um ser humano pode fazer para proteger as pessoas que ama. Não posso revelar mais.

Muito bom, recomendo a trilogia!



Curiosidades: A adaptação para os cinemas da trilogia terá como roteirista Kelly Marcel e serão três filmes, um para cada livro. Como atores principais, os rumores são de que Christian será representado por Ian Somerhalder e Anastacia Steele será Mila Kunis.


2 comentários:

  1. Legal seu blog. Já viu este? http://cinquentatonsdechristian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mari, já fiz uma visitinha ao blog. Que bom que você gostou.

    ResponderExcluir